FONTE: Plataforma Moodle |
As atribuições do professor em sala de aula desde muito tempo é tema de muitas discussões e reflexões. Segundo Freire (2002, p. 134) ensinar não é transferir conteúdo a ninguém, assim como aprender não é memorizar o perfil do conteúdo transferido no discurso vertical do professor. Ensinar e aprender têm que ser com o esforço metodicamente crítico do professor de desvelar a compreensão de algo e com o empenho igualmente crítico do aluno de ir entrando, como sujeito de aprendizagem, no processo de desvelamento que o professor ou professora deve deflagrar.
Para Masetto (2000), mediação pedagógica é a atitude, o comportamento do professor que se coloca como um incentivador ou motivador da aprendizagem, como uma ponte rolante entre o aprendiz e a aprendizagem, destacando o diálogo, a troca de experiências, o debate e a proposição de situações.
Quando se trata de educação na modalidade à distância, essas características ganham outros atributos, tendo em vista que o espaço de ensino-aprendizagem, em sua maior parte, é dada no ambiente virtual. É nesta perspectivas, reconhecendo a EAD com suas singularidades, que esta pesquisa sepropõe investigar e compreender o papel do professor como um dos sujeitos mediadores da aprendizagem na Educação a Distância.
Na EaD, a mediação adquiriu papel de suma importância uma vez que o distanciamento físico sempre esteve a exigir recursos, estratégias, habilidades, competências e atitudes diferentes dos convencionais – pautados na exposição oral e no contato face a face. Com a inserção das tecnologias digitais decomunicação na EaD e o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, a função mediadora do professor tomou um forte impulso, pelas possibilidades e também pelas exigências da configuração desse novo“espaço”.
AUTORIA: Ana Paula Lima, Bruna Lourenço, Ericka do Nascimento e Monalisa Cardoso.
Muito bom!
ResponderExcluirA mediação é mesmo a chave para toda a educação e na educação a distância ela ganha um lugar central com o uso das tecnologias digitais!